Deputados e senadores novos querem “coworking” no Congresso

Espaço seria compartilhado entre senador e dois deputados federais

Os parlamentares eleitos pelo movimento de renovação política Acredito querem lançar um espaço compartilhado para seu trabalho legislativo, uma espécie de “coworking” localizado no Senado Federal. A ideia é trabalhar como uma “startup política”, com “hackers políticos” especializados em dados.

Os parlamentares eleitos pelo movimento são os deputados eleitos Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES) e o senador eleito Alessandro Vieira (REDE-SE). A sede do coworking seria o gabinete do senador, que é mais espaçoso. Cada um manteria uma estrutura pequena de funcionários próprios, com um assessor de imprensa e um assessor parlamentar cada, mas o resto da verba seria usada para contratar funcionários “compartilhados”.

“Estamos estudando como as coisas vão ser feitas para manter tudo na legalidade, mas não temos como colocar todo o dinheiro em um fundo e compartilhar”, disse Tabata Amaral à ÉPOCA. “Então o funcionário vai continuar sendo meu, do Felipe ou do Alessandro, mas todos vão trabalhar de forma compartilhada.”

Com o trabalho conjunto, seria possível avançar na análise de orçamento público, que tem uma comissão mista no Congresso Nacional — unindo senadores e deputados — e pode ser feita com hackers de dados. A expectativa dos políticos é de economizar cerca de 20% da verba disponível em seus gabinetes com a união física. O trio deve lançar, em breve, um processo seletivo para escolher os membros de sua equipe.

Tabata Amaral espera fazer um trabalho de análise de políticas públicas no Congresso e não ficar presa em comissões conflituosas, como o Escola sem Partido. “Meu posicionamento não vai ser ficar gritando, reagindo, porque isso é muito improdutivo. Quero trabalhar em pautas propositivas”, afirmou.

Fonte: https://epoca.globo.com/deputados-senadores-novos-querem-coworking-no-congresso-23286221

Publique seus pensamentos

Posts Relacionados
Google oferece espaço de coworking gratuito em São Paulo

Google oferece espaço de coworking gratuito em São Paulo

Quem faz home office sabe que trabalhar em um coworking é uma oportunidade de ver pessoas e trocar ideias…

Coworking de vinhos em SP tem rótulos exóticos e de diferentes nacionalidades

Coworking de vinhos em SP tem rótulos exóticos e de diferentes nacionalidades

Seguindo as tendências das startups ao redor do mundo, a Brindisi Vinhos surgiu em São…

3 ideias de decoração que amamos neste coworking em Nova York

3 ideias de decoração que amamos neste coworking em Nova York

Assinado pela designer de interiores Laetitia Gorra, espaço reúne propostas para quem gosta de ousar…