CHIMARRÃO: 7 motivos para você adotá-lo nesse inverno

Inverno aqui no Rio Grande do Sul é quase sinônimo de chimarrão.
Tudo bem que gaúcho de verdade toma “um chimas” (nosso apelido carinhoso para a bebida) até quando está calor, mas isso é outra história. Quando esfria é que as cuias saem de vez do armário e qualquer hora se torna perfeita para tomar um mate com os amigos.

 

 

A bebida que herdamos dos guaranis e caiangangues também já foi proibida na sul do Brasil, no século XVI. Nessa época, ela era considerada a “erva do diabo” pelos padres jesuítas. Como o chimarrão acabou sendo substituído por doses extras de bebidas alcoólicas, os jesuítas mudaram de opinião e liberaram novamente o consumo de mate a partir do século XVII.

A fama é tanta que hoje tem até cerveja feita de erva-mate por estas bandas e o copo tem formato de cuia.

 

 

Mas vamos falar dos benefícios do chimarrão?

1. Esquenta

Hoje pela manhã fez 6ºC aqui em Porto Alegre e a previsão para os próximos dias é de que esfrie mais. No interior, o frio costuma ser ainda pior. Ou seja, no inverno, não tem benefício mais importante que a possibilidade de esquentar o corpo enquanto toma um chimarrão.

 

2. É um estimulante

Tem quem troque o café pela erva-mate por causa disso durante a manhã. É que a erva é um estimulante mental e muscular que também possui cafeína.

 

3. Ele é diurético

Graças às propriedades diuréticas, o chimarrão é ótimo para quem tem retenção de líquidos. O problema surge justamente quando você toma demais a bebida e passa o dia com vontade de fazer xixi!

 

 

4. Tem antioxidantes

Esquece aquele monte de cremes para a pele. A erva-mate tem compostos antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento celular.

 

5. Super nutritivo

A erva-mate tem diversas vitaminas importantes para nosso organismo, como B1, B2, C, E e D, além de sais minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês. Ou seja, é quase um alimento completo na forma de bebida.

 

6. Bom pro coração

O mate tem ação ação vasodilatadora e hipolipemiante. Ou seja, ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas e vasculares.

 

7. É digestivo

Assim como o cafezinho, o chimarrão também possui propriedades digestivas, sendo perfeito para ajudar a digerir aquele delicioso churrasco de domingo.

 

 

Mesmo assim, vale lembrar a bebida deve ser evitada por hipertensos e também pode causar sintomas desagradáveis se consumida em excesso, como queda na taxa de glicose, ansiedade, enxaqueca e refluxo. Outra dica é que é importante não beber o chimarrão muito quente (ou “pelando“, como diríamos por aqui), pois isso pode causar lesões na boca e na garganta, o que contribui para o aparecimento de tumores no esôfago – os gaúchos são campeões nos casos da doença.

Por sinal, a erva-mate também está associada ao aparecimento de alguns tipos de câncer graças a um dos herbicidas usados em sua plantação. Nesse caso, é só optar pelo consumo de uma erva orgânica que você fica livre do problema! ????

 

 

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2016/06/7-motivos-para-voce-adotar-o-chimarrao-nesse-inverno/?utm_source=facebook&utm_medium=hypeness_fb&fbclid=IwAR1JNk4nNUe-VYGrG2G9k4ezLAHZUGo9-g8DizRhkkEHfhvZIHh0nmlE7eg

Publique seus pensamentos

Posts Relacionados
Flexibilização de horas de trabalho é tendência para cargos estratégicos

Flexibilização de horas de trabalho é tendência para cargos estratégicos

Antes da reforma trabalhista prevista para começar a vigorar em novembro deste ano, com uma…

Coworking de vinhos em SP tem rótulos exóticos e de diferentes nacionalidades

Coworking de vinhos em SP tem rótulos exóticos e de diferentes nacionalidades

Seguindo as tendências das startups ao redor do mundo, a Brindisi Vinhos surgiu em São…

Top 10 espaços mais populares no Coworking Brasil em 2018

Top 10 espaços mais populares no Coworking Brasil em 2018

Nós adoramos saber quais são os espaços que chamam a atenção do nosso público! Com…