Fernanda Romano, diretora de canais digitais da Alpargatas (Foto: Divulgação/Alpargatas)
O movimento pelo fim do terno, da gravata e do salto alto já é perceptível em muitas organizações pelo mundo. O Goldman Sachs, quinto maior banco dos Estados Unidos, anunciou neste ano o “novo código de vestimenta flexível da empresa”, deixando para trás a tradicional formalidade das instituições bancárias. No Brasil, uma iniciativa da Alpargatas quer incluir o uso de Havaianas (que ela própria fabrica) nos escritórios.
Durante SAP Now Brasil, evento de negócios e tecnologia da empresa SAP, realizado em setembro, o presidente da Alpargatas, Roberto Funari, convidou empresas e executivos a embarcar no movimento e espalhar bem-estar nos escritórios. O anúncio incluiu o lançamento da Havaianas Friendly, nova plataforma de lifestyle da marca.
A ideia é também incentivar empresas, bares, restaurantes e até museus a aceitar chinelos de dedo no dress code. A empresa montou uma Kombi itinerante com uma consultora de moda, para ensinar executivos no evento a libertar os pés sem perder o estilo. Mais de 50 empresas pediram para se juntar ao movimento. Além da SAP, a empresa de educação Kroton e a fabricante de celulose Klabin estão na campanha.
Para apoiar as empresas que também quererem adotar o uso do chinelo no ambiente de trabalho, a Alpargatas vai ajudá-las sobre qual a melhor maneira de incluir o calçado aberto no dress code. “Queremos mostrar que o calçado aberto não é só para a praia ou para o churrasco”, diz Fernanda Romano, diretora de canais digitais da Alpargatas.