Coworking é a nova tendência do mercado profissional em 2021

Coworking é a nova tendência do mercado profissional em 2021

 

Talvez você possa achar a palavra estranha, mas ela já está rolando por aí há algum tempo, o termo é americano, e por lá surgiu em 1999 com um designer de games, eles queriam aumentar o ambiente de trabalho online e deu certo, hoje o termo é difundido e ganhou outros ares, o Coworking é um espaço onde várias empresas e freelancers compartilham o mesmo ambiente de trabalho e ideias, dividindo entre si as despesas do local e outras áreas em comum.

Não, não vira uma bagunça, o local torna possível trocar experiências com outros profissionais de áreas de atuação e de empresas diferentes, e em uma mesma sala, é criada uma rede de networking incrível. Isso é coworking! Tá, mas onde encontro um espaço assim? Calma, primeiro pense se você tem um negócio ou projeto e que está começando, é comum nesse estágio se deparar com diversas dificuldades.

Ainda mais, levando em consideração que é preciso iniciar com valores altos o que leva a preocupações e mais gastos para garantir boa localização do negócio, por exemplo. Fora, a infraestrutura para atender bem a todos, isso também é prioridade. Sem contar com as questões burocráticas, dores de cabeça para alugar um espaço, o possível baixo rendimento com o home office, dentre outras dezenas de situações. Pensando nessas condições, que surgiu o coworking, um espaço compartilhado, que possibilita, entre outras vantagens, que o foco de quem frequenta, esteja nos objetivos. Esse conceito, bem atrativo, fez com que esse movimento se espalhasse pelo mundo todo.

Atualmente, são apontados dados que mostram que aproximadamente, 3% do mercado de escritórios do mundo estão situados em espaços de coworking. Esse número pode chegar a 30% até 2030. E no Brasil, o primeiro espaço com essa pegada, foi criado em São Paulo, em 2007. De lá pra cá, o número de coworkings só vem aumentando cada vez mais ao longo dos anos, de acordo com o levantamento do site Coworking Brasil, o boom aconteceu em 2017.

Agora, você pode estar se perguntando aonde encontrar um espaço desse e se pode aderir a essa ideia do espaço compartilhado com todos os recursos de graça, né? Recentemente o Shopping Praça Nova, em Araçatuba, inaugurou um mega espaço compartilhado, o “Coworking do Praça”, está localizado no piso superior, ao lado da Kopenhagen e funciona todos os dias, no mesmo horário do centro de compras, de segunda a sábado das 10h às 22h.

E aos domingos das 12h às 22h. Inclusive, a reportagem da Folha da Região , utilizou o coworking do shopping para escrever esta matéria. Internet rápida, escritório confortável, dividi o espaço com outros frequentadores, como o Diego Leite, 23, que estava tomando café e mergulhando na internet. “Foi a primeira vez que eu vim, eu já tinha passado por aqui, achei que era pago, tal, mas aí vi outras pessoas, e vim conhecer. A internet é super rápida, não gasto os meus dados (risos)”, conta Diego.

Ele também estava acompanhado da Jennifer Dias, 23 e da Heloísa Nogueira, 20, que também chegaram para se aconchegar nas poltronas e conectar os celulares na rede e na tomada, que aliás estão penduradas harmoniosamente pelo teto e nas paredes. “Ah eu achei super legal, nem de longe lembra um escritório ou algo parecido, tipo é um lugar mais descolado, tem todo um design que convida mesmo. A gente veio passear, aí a bateria estava acabando e estamos abastecendo as energias, literalmente”, gargalha Heloísa. Enquanto o grupo estava reunido, no outro canto do coworking, outro residente, bem concentrado trabalhando, Nilton Nascimento, 41, estava fazendo uma reunião online, como ele trabalha em consultorias e estava de passagem por Araçatuba, parou para tomar um café, e ficou para terminar os compromissos. “O espaço foi muito útil, é amplo, possui vários núcleos, com pontos individuais de energia, internet, é um conforto para quem já vem de uma rotina de visitas e precisar dar uma pausa para outro compromisso que exige mais tranquilidade para executar. Minha reunião remota foi tranquila, a internet estava boa e agora posso seguir caminho”, diz Nascimento. Além da possibilidade de trocar experiências e ampliar a rede de contatos com empresas e profissionais autônomos que estão em busca de um ambiente que proporcione inovação e criatividade, outra vantagem é que o coworker pode contar com as funcionalidades do centro de compras, como as lojas e serviços, além da segurança e do conforto. Para quem é indicado o espaço? Não existe um grupo determinado de atividades e profissões que podem atuar no espaço, as opções são infinitas, se você tem um negócio e precisa de internet, se precisa de um espaço para realizar lives, ou até marcar reuniões, então o coworking se encaixa em seu perfil, e aí é só colocar mão na massa.

REGRAS DA BOA CONVIVÊNCIA

Funciona assim: o espaço é gratuito, mas como são colaborativos, para que funcione, é preciso seguir certas regras de boa convivência. São elas:

 – Evite falar alto no telefone (ou com o viva-voz ativado); – Utilize fones de ouvido; – Respeite os espaços coletivos, bem como a mesa do seu vizinho;

 – Não utilize os itens compartilhados como se fossem seus;

– Evite espalhar aromas excessivos ou desagradáveis pelo espaço;

 – Mantenha o espaço limpo;

– Respeite o momento de trabalho dos demais coworker;

– Respeite o distanciamento de 2m entre pessoas;

– É obrigatório o uso de máscara;

– Não consumir bebidas ou alimentos no local;

– Comercializar qualquer tipo de produto;

– Acessar páginas da web com conteúdo ilícito ou ilegal;

– Não sobrecarregar a internet com download e upload de conteúdo muito pesado e outras práticas que possam interferir na qualidade do sinal disponibilizado.

 E é isso, seguindo esses itens, você poderá fazer muito proveito de um escritório compartilhado!

 

FONTE: Folha da Região

Publique seus pensamentos

Posts Relacionados
Coworking, co-working, cow-orking? Como escrever?

Coworking, co-working, cow-orking? Como escrever?

Com hífen? Sem hífen? De onde vêm as regras que determinam como se escreve “coworking”?…

Coworking fora das grandes capitais movimentará R$ 20 bi no Brasil na próxima década

Coworking fora das grandes capitais movimentará R$ 20 bi no Brasil na próxima década

"Pesquisa do Internacional Workplace Group (IWG), que no Brasil opera as marcas Regus e Spaces,…

Por que as pessoas prosperam em um coworking

Por que as pessoas prosperam em um coworking

Modalidade bastante difundida em Florianópolis, coworking são vistos como um dos pilares para o futuro…